terça-feira, julho 10, 2007

Analise

"Frase na lousa: 'Meninos de rua morrem em chacina no Rio de Janeiro'. A professora analisa com seus alunos: quem morre na chacina no Rio de Janeiro? Meninos de rua! (respondem, enfaticamente, os alunos). Meninos de rua é o sujeito, qual o núcleo do sujeito? Meninos! Exato, não pode ser rua porque já aprendemos que o núcleo do sujeito não pode vir preposicionado. Se meninos é um substantivo e núcleo do sujeito, qual a função sintática de 'de rua'? É um adjunto adnominal. E qual o tipo de predicado da frase analisada?"É... assim são(quando dadas) as aulas no Brasil. Aulas para formar(se muito) técnicos e nunca cidadãos. Aulas em que a frase " meninos de rua morrem em chacina no Rio de Janeiro" serve apenas para análise morfo-sintática, mas nunca para uma análise social. Porque não há tempo para os questionamentos, não há tempo sequer para pensar o que se vem ensinando nas escolas brasileiras.Análises morfo-sintáticas de frases não promove a punição justa e verdadeira de políticos corruptos. Saber que o ribossomo dos eucariontes mede 80S e o dos procariontes 70S não faz com que a desigualdade social diminua. Decorar que o cátion Na é mais estável que o sódio metálico não faz com que o IDH do Brasil seja menos vergonhoso. Formar(quando muito) técnicos, mas não cidadãos é o que faz do Brasil um país de apáticos, sem consciência política, país de corruptos, de miseráveis e, sobretudo, país de grandes desigualdades sociais.Não estou levantando a bandeira do " Não ao ensino técnico"; ao contrário, acho que as técnicas precisam ser ensinadas e bem ensinadas, mas somado a esse ensino é preciso despertar no aluno o hábito de questionar, de romper o cerco da informação professor-livro base, é preciso fazer com que o aluno tenha consciência de direitos e deveres. Aplicar as técnicas à realidade. Fazer nascer o sentimento do social, para que ele entenda que é peça de uma sociedade e assim possa lutar por justiça, igualdade e respeito. E que, acima de tudo, o aluno não veja a construção de uma sociedade melhor como um pensamento utópico, mas como algo que pode ser real, tocável, verdadeiro.Não adianta formar técnicos sem consciência social; o Estado(teoricamente) deveria oferecer ensino de qualidade para todos, para que esse conhecimento fosse aplicado para melhorias na sociedade e não para ficar acessível a um "seleto" grupo como a realidade tem mostrado. É preciso formar pensadores(no sentido puro da palavra). Acho que aprendi na quarta série fundamental, que o homem difere dos outros animais pela capacidade de pensar. Você já percebeu como algumas coisas técnicas vão sendo esquecidas ao longo do tempo quando não há aplicabilidade prática para elas?P.S.: Qual a função sintática de "você" na frase acima?P.S.: A propósito, qual a função de "você" na sociedade?É preciso pensar...

Por Érica

Um comentário:

Isa Dora disse...

Ai, bem, eu e as meninas estamos nos achando :D

E o novo nome do blog. Hahahaha. Ui, gozei, é ótimo!
Depois eu quero saber de onde veio isso. Huahauhauahua

Beijo Daanihh.