quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Não se cale. (Nunca)

Tenho muita pena de gente que não fala nada, que não se expressa. Não tô falando de gente tímida que conversa bastante com os amigos, ou de gente reservada. Falo de gente amargamente calada, que não conversa, não se expressa e não fala com ninguém. Nossa voz e pensamento é o jeito mais fácil e rápido de obter o que queremos e de mostrar nosso espaço no planeta. Se você não fala, logo se sabe que você é invisível, esquecido.


Gente que se cala, guarda para si, algo precioso: o direito da opinião e do pensamento. E guardar opiniões, guardar mágoas, guardar sentimentos é como preencher um baú com as podridões do dia a dia sem ter como se esvaziar delas. Ouvir e falar é como abrir os canais da alma para se preencher do espaço do outro e dar espaço para que o outro entre em sua vida. 


Tenho pena de gente que abre a boca só pra reclamar. Se elas entendessem que isso só afasta as pessoas delas, talvez entenderiam que o sofrimento é necessário e é inerente a todos os seres humanos. Se é de reclamar, que seja também de bater no peito e entender que ninguém precisa suportar uma pessoa assim. Que more sozinha, que viva sozinha, mas que não fique cobrando afeto, atenção e carinho de ninguém.


Entender que o dia que for necessário que você cobre carinho de alguém, é aquele dia que você deve dar carinho para recebê-lo de volta. Uma boa ação é recompensada com uma boa ação e se não for recompensada pela pessoa que obteve a boa ação, ela logo logo será recompensada por outra pessoa. Então, entender que o caminho da FRUSTRAÇÃO é desejar que as pessoas retribuam tudo o que você faz com elas é uma constante e que nunca vai mudar.


Não adianta plantar cactos e querer colher rosas. 

2 comentários:

Pensamentos Diretos disse...

mto bom este texto, simples e profundo ao mesmo tempo! bjo

June Ravenna disse...

Adoro seus textos, com esse não foi diferente, gostei mesmo, claro e sincero, cativante.