quinta-feira, maio 19, 2011

Pensamentos dispersos

Na maioria das vezes quando eu escrevo, de fato tenho um assunto em mente pra tratar ou mesmo algum insight que me vem e eu corro aqui, ou recorro ao meu grande companheiro bloco de notas. Mas quando não se tem tempo pra correr, logar, organizar ideias, pensar e digitar, as alternativas anteriores não são satisfatórias. Dá vontade de só escrever e mandar polir depois, parafraseando Bilac, como um "ourives".


Então, me deixa jogar, aliás, lançar palavras. Depois de toda a desilusão que me beira, que me aterroriza. Pra piorar, não tem nada a ver com TPM, problemas amorosos ou problemas familiares. A minha indignação é mais profunda, mais perfurante e mais contundente. A desilusão veio da comunicação. Como imaginar que um profissional que constantemente nada contra a corrente pode, de fato, se dar bem?


A indignação é contra a sociedade. É crescente. Me indigna a falta de amor, de educação, de tolerância. Se me chateia? Até a alma. Mas consideremos que a necessidade de sobreviver na selva das relações me coloca em uma posição de defesa, de querer fazer justiça, de desumanidade. Então, se você pensa, se tem uma ideia, o teu colega do lado, em vez de melhorá-la, vai destruir para que a dele apareça.


Eu vivo nessa humanidade descolaborativa e "justa" onde psicopatas andam normalmente nos jardins perto da minha casa? Eu ando ao lado de uma crueldade sem fim, que maltrata animais indefesos, estupra crianças e atropela pedestres? Eu vivo nesse mundo lindo em que nem se pode sair de casa e imaginar se provavelmente se chegará em casa?


Vivo nessa selvageria de egos que destroi. Eu vivo numa ignorante sociedade onde eu preciso ser melhor que alguém, que eu preciso disputar atenção com o namorado da minha amiga e enxergar ali, uma possibilidade de ocupar o lugar dela? CARALHO, QUE PORRA DE MUNDO QUE É ESSE? Eu vivo numa cultura onde o "esperto" que se dá bem, onde quem bajula e finge melhor dá mais certo, onde se escondem falcatruas embaixo do tapete e a dignidade na puta que pariu?


Eu vivo nesse mundo estelar que destroi pessoas que amam seres do mesmo sexo. Vivo numa hipocrisia fanática, religiosa, cega e alienante. Vivo onde se massacram pessoas que sentem, que se mostram e que não conseguem esconder seus sentimentos. Olha só que maluquice.


Que vantagem existe em se cultivar a paz nadando contra a corrente, já que sabemos que todo movimento "pacífico" que envolve a politicada mundial não passa de demagogia das piores? Que graça que tem saber que por trás da política "social" "sustentável" de algumas empresas, o que nós vemos é o ardente desejo de ficar bem perante a sociedade e assim aumentar mais e mais as vendas?


Então que lindo que é ver a Amazônia ser dizimada. E uns muitos outros atuantes de movimentos sociais corrompendo-se a si mesmos? QUE DESGRAÇA é ver esse mundo. Aí você olha e pensa, que precisa acima disso tudo, se calar, ser polido e abaixar a cabeça? Comunicar-se é isso?


Ter mais conhecimento, ser erudito, te faz mais inteligente ou mais alienado? Por que se formos parar pra pensar, um nível alto de inteligência é avesso a ignorância. Impressionante é verificar que toda essa "inteligência" torna pessoas arrogantes e consequentemente, tão ignorantes quanto quem "não tem estudo."


Não tem coisa que eu acho de fato mais linda do que um cidadão defender o comunismo andando de Hillux. ME POUPE! Me poupe do estardalhaço e do nível máximo de erudição que o Marx embaixo do teu braço te provoca.


Não, ninguém vai ler isso tudo. Ainda bem! Inclusive quando eu comecei a escrever para blogs, há mais ou menos 10 anos, ninguém lia textos grandes como esses com cunho de manifesto. Eu poupo vocês. 


E olha o brainstorm.
I feel better.


Vamos ver até quando.




"Quanto mais elevado é o espírito mais ele sofre."
Arthur Schoppenhauer 

Nenhum comentário: