domingo, abril 29, 2007



Do you have to let it linger? oO
Ontem, ao descobrir a paixão pela vida, achei um livro. Lendo o alienista de Machado, descrevendo as patologias mentais e a preocupação com esse caso, a vinheta da vida passava devagar na minha mente.
Anúncios publicitários, daquela bolsa da puma que tanto quero àquele sapato de oncinha que não pude comprar. Passavam num telão de plasma todas as projeções das minhas vontades materiais... Passeavam na minha mente, a projeção de tudo o que eu queria ser. Da bunda da Juliana Paes, aos peitos da Pâmela Anderson, viajavam no data show da minha mente consumista.
Caminhando naquele cinema idiota, a projeção dos meus erros em uma telinha pequena mas com um som ensurdecedor e assustador. Ao invés dos elogios do meu consumo, gritos esganiçados de pessoas atingidas por mim. Magoadas com meu descaso, com a minha indiferença.

Nessa tela, pingava água sem parar. A água potável que não temos na África, no meu sonho estava sendo jogada fora. Os gritos, era de quem conseguia ainda soltar um gemido diante da dor. Eram magros, anêmicos gritando e se banhando do sangue estúpido da sociedade alienada. Enquanto se banhavam do sangue, porque não tinham água, para eles desciam de aviões comidas e cobertores. A "ONU" fazia o seu papel no meu sonho. E os braços magros se estendiam, até que caíam em suas bocas, a esperança de uma refeição. Caía em seus instintos, a esperança da sobrevivência.

No meu cinema, não passavam fotos de crianças negras,magérrimas à beira da morte não. A comoção disso é instantânea, mas não duradoura. Ninguém precisa ver que crianças morrem de fome para não deixar comida sobrar no prato, depois de ter enchido a barriga não. Na verdade, é muito belo fazer campanhas e se mostrar preocupado com uma realidade que nem se viveu. Que nem se ouviam os gritos, que nem se sentiam as chagas ardendo na pele. São apenas crianças, dizia o locutor do filme.
Silêncio! Eu não aguento mais ouvir esses gritos macabros. Eu preciso da paz do meu silêncio, não de fotos chocantes. Como mudar o mundo? Se ao ouvir esses gritos no cinema do shopping, eu acabo saindo e comprando meu milkshake de ovomaltine no Bob's?

Quem se importa?

Nenhum comentário: