domingo, junho 10, 2007

Sonhos de guerra.



Essa noite eu sonhei com guerra. Uma guerra estúpida, noticiada na TV... Mas ao invés de estar só estar assistindo, me via como refugiada daquela guerra, que sinceramnete... Não tinha fim. Acordei, claro! Eu pude acordar, e ver que era um pesadelo apenas. Que eu não estava acorrentada àquela realidade de dor. Mas fiquei pensando em quem não pode acordar... E pensei enfim, nesse texto.

Desde os primórdios indícios de vida na terra as guerras eram frutos de disputas mais bobas e pequenas possíveis: Alimentos, moradia, disputa pela fêmea, disputa pela água, evolução adaptativa... Espécies animais competindo para melhorar, para se adaptar. Dentre essas, surgem simbioses. Associações de seres para tentar se adaptar às árduas condições da atmosfera primitiva.
Numa simbiose, surgiu uma mitocôndia. Surgiram várias mitocôndrias... E enfim, parece que a camada estufa se consolida, tornando viável a vida na terra.

Surge a camada de ozônio, morrem os dinossauros...
Parece então que a terra fora devidamente preparada para receber o ápice da evolução: O ser humano. Homo habilis, erectus, ergaster, neanderthal, sapiens e enfim, o nosso sapiens sapiens. Do latim: sábio.
Mas o que esse sapiens tem de sábio?
Dominamos ferramentas, escrita, máquinas. Dominamos animais, sistemas interplanetários, detemos conhecimento, criamos medicina, religião, escolas... Conquistamos o mundo, depois de tantas adaptações evolutivas, que nos destacaram diante dos outros animais.

Fomos presenteados de recursos naturais: água, terra, florestas, plantações, animais para abate, sementes, fogo, luz solar, ouro, prata, minérios... Elementos químicos, radioatividade. Sim, todos presentes para a nossa descoberta.

Mas como se esperava... Somos animais. Dizemos, racionais... Mas sabemos que a coisa não segue bem por essas linhas.
Logo surgiram guerras, que dizimaram populações inteiras. Para os cristãos: Apocalipese explica.
Para os céticos: Nem Freud explica.
Guerras. Seleção natural, assim como nos dinossauros? O melhor sobrevive? Lei do mais forte? Quem é mais forte? Você, ser humano? Tão forte, que destruirá o mundo e a si mesmo.

Talvez, alguns não acordem da guerra. Morram como pobres corpos desconhecidos no meio de tanta ignorância acumulada. Governos déspotas, pessoas tão podres por dentro, quanto a putrefação dos seus próprios corpos numa pilha de cadáveres. Arrogantes o suficiente para dizer também que eram raça eleita com regimes de extrema direita. Arrogantes para criarem cordões sanitários.

Arrogante, egoísta, estúpido.
Sapiens sapiens? Sei não, hein.

Quadro: Salvador Dali [Cogumelo atômico, cérebro humano, árvore.]

Nenhum comentário: