segunda-feira, novembro 02, 2009

Animalização para o dia de finados;

Hoje é dia dos finados, que diga-se de passagem, não podem mais ajudar a decidir futuro de país e nem mais nada. Eles se foram e interessante homenagear quem já se foi, não? Mas existe uma coisa que anda mais finada do que os habitantes das covas: a educação. Há a dantescalização dos espaços ocupados por seres humanos. Que não educados, passam a agir como animais, que dormem em qualquer lugar, urinam em qualquer lugar e ao amanhecer são enxotados como pombos.

Isso é resquício do sistema que escolhemos para viver? Seres que não são humanos, distanciam-se dos meios simbólicos e se tornam animalescos. Caçando bolsas e carteiras para sobreviver e talvez matando para conseguir. Se alimentando de esmolas, de restos, como urubus e abutres. Esperando serem digeridos pela cidade, engolidos pelos bueiros.

Jogam lixo no chão, comem os lixos do chão e não compreendem o porquê de passar por isso. Ou talvez compreendam ou talvez queiram. Marginais que querem ser marginais por que acham mais fácil do que trabalhar 40 horas por semana, por que não? Somos mais humanos do que eles por trabalharmos? Somos mais dignos por possuirmos formação acadêmica? 

Então se há muita eloquência nos discursos desses universitários querendo propor o socialismo ou o comunismo para uma sociedade perdida, por que não há o "mãos a obra"? Se talvez ao invés de darmos esmola, déssemos livros, poderíamos salvar um que seja desse processo de animalização. Não adianta andar com o livro do PCB embaixo do braço e continuar sorrindo para a bestialização da humanidade.

Ressuscitemos a finada educação.
Que descansa, mas não em paz.

Nenhum comentário: