terça-feira, outubro 30, 2012

Sobre sitpass e o calor de Goiânia




Uma vez eu li um grande defensor do transporte público em vez do carro falar uma frase simplesmente genial: "quando as pessoas precisam de carros para se sentirem seguras o problema não está no transporte público, mas sim no sistema." E quando eu paro pra pensar em todo esse calor infernal na cidade, eu logo penso em um elemento de fundamental importância: no sit pass.

Pra quem não sabe, o sitpass é um pequeno bilhete comprado para andar nos ônibus de Goiânia. E é daí que começa a minha indignação. Um sitpass que atualmente está custando R$2,70, está ficando cada vez mais raro de encontrar para vender por causa dos ditos cartões FÁCIL (que não tem nada de fácil) em que as empresas carregam os seus créditos que precisam ser validados em terminais de recarga para serem devidamente utilizados.

E de onde vem a dificuldade do cartão fácil? Primeiro eu acho uma idiotice que ele seja validado em um terminal. É o princípio para filas, sistema lento e demais burrocracias de um sistema cada vez mais falho e caótico. Afinal, todo mundo vai recarregar o seu cartão  quando as empresas depositam as quantias, causando imprevisíveis erros de sistema que deixam muita gente na mão.

Segundo que eu acho uma estupidez que se o seu dito cartão for roubado você precisa pagar uma reemissão e ainda não garante seus créditos de volta (uma desculpa para nos roubarem ainda mais) e os demais problemas de uma cidade que muito inchou e pouco se planejou para a demanda.

E Dani, o que isso tem a ver com o calor? É bem simples. Sinceramente, além de você passar por todos os problemas diários do transporte público, você ainda passar por essas situações ao lidar com ele, não existe motivo mais claro para se ter um carro né? E com isso a indústria automobilística ri ás custas da mentalidade de um país que tem seu transporte público às moscas e se deleita em financiamentos escabrosos para o pai de família ter segurança para levar o seu filho para a escola.

Peraí.. Segurança? Só se tiver seguro mesmo. É onde as seguradoras deitam e rolam nos perigos de se viver num país inseguro. Não dá pra ter carro sem seguro, não dá pra ter carro sem ar condicionado, não dá pra ter carro sem som. Ei, peraí... Não dá pra ter carro? 

É.. Não dá para viver sem carro, não dá para viver sem ar condicionado, não dá para viver. Simplesmente. Não dá? Ou estamos simplesmente cada vez mais preguiçosos ao tampar o sol com a peneira embaixo de ar condicionado, climatizadores e ventiladores?

Nossa, como tá calor em Goiânia.
E você andando sozinho de carro sem nem oferecer carona né? ;)

Nenhum comentário: